Descrição
O processo de desenvolvimento, modernização ou adequação de plataformas eletrônicas digitais complexas e altamente integradas em um mercado altamente competitivo sugere a utilização de ferramentas de análise de engenharia e desenvolvimento do produto mais aprimoradas operacionalmente. É o caso de projetos na área aeronáutica, onde a gestão do processo de desenvolvimento/modernização/adequação passa a ser tratada com foco funcional sistêmico e não mais discretizada em itens de hardware, ou seja, o foco para a ser direcionado à funções e não mais componentes discretos do sistema em questão.
Objetivo
2. o módulo 2 prioriza a Abordagem instalativa onde são apresentados os recursos e proteções instalativas, operacionais e funcionais que assegurem o cumprimento dos compromissos de projeto que foram assumidos na fase de concepção do sistema.
Este módulo é conceitual e prático ao mesmo tempo, exibindo figuras, desenhos, gráficos e casos de “lessons learned” e incidentes e acidentes aéreos. Ao final do módulo é apresentado o “Conto do Tigre” como fechamento do curso.
Conteúdo Programático
- Abordagens das Análises de Engenharia (revisão)
- Considerações sobre CCA
- O Conceito de Redundância
- Considerações sobre Análise Zonal
- Boas Práticas de Instalação
- Considerações sobre Qualificação de Equipamentos e Sistemas
- A Tríade ZSA, PRA e CMA no contexto de CCA
- O Triângulo do Fogo (Flammable Zone and Fire Zone)
- Erros de Manutenção
- Atividades suportadas pelo processo de Safety Assessment
- Lista de Acrônimos
- O Conto do Tigre
- Estudos de caso
Engenheiros, gestores, técnicos, estudantes e profissionais interessados que exerçam funções em projetos relacionados com a Engenharia de Requisitos, ou Engenharia de Sistemas.
Familiarização Aeronáutica ou similar ou experiência em atividades ligadas a Engenharia de Sistemas Embarcados.