konatus Nenhum comentário

Descrição

O curso está estruturado de forma a proporcionar aos participantes, por meio de material didático consistente, exposição oral do instrutor, e exercícios feitos em sala de aula, a teoria e aplicação da metodologia STAMP (System-Theoretic Accident Model and Processes) no desenvolvimento de sistemas complexos. Por sistemas deve-se entender não apenas sistemas técnicos, como sistemas aeronáuticos, por exemplo, mas sim, sistemas sócio-técnicos, nos quais o ser humano faz parte do sistema analisado. Exemplo: Sistema de produção de uma empresa, no qual os diferentes níveis hierárquicos são considerados, ou mesmo sistemas aeronáuticos, no qual os operadores são considerados também.
A aplicação da metodologia STAMP permite uma melhor visualização e compreensão do sistema analisado. Com isso, problemas podem ser detectados e corrigidos.
O foco do curso está em ensinar a aplicação do método STAMP, e ajudar os alunos a desenvolverem uma visão sistêmica, que os ajudará a tomar decisões durante o desenvolvimento de novos sistemas ou melhoria dos já existentes.
Este curso não pretende propor a substituição de técnicas habituais já conhecidas e usadas no desenvolvimento e melhoria de sistemas, mas sim, propor uma metodologia adicional que contribua significativamente com o trabalho dos participantes deste curso.
A dinâmica e formatação do curso permitirão a abertura de debates e exposições de pontos de vista com a finalidade de criar um ambiente de motivação à continuidade da absorção do tema proposto, que deverá funcionar como impulso aos interessados a seguirem seus estudos por meio de pesquisas complementares e familiarização com a metodologia STAMP.

Objetivo

Ensinar a teoria e aplicação da metodologia STAMP (System-Theoretic Accident Model and Processes) que foi desenvolvida no MIT (Massachussetts Institute of Technology).
Ensinar os alunos a desenvolverem a modelagem conceitual do sistema sócio-técnico analisado.
Ensinar os alunos a visualizar melhor o sistema considerado, incluindo os diferentes níveis hierárquicos. Esta melhor visualização contribui para o melhor entendimento de sistemas complexos, e para a determinação da causa raiz de problemas em sistemas sócio-técnicos.
Ensinar os alunos como a metodologia pode ser usada na definição de requisitos de sistemas em desenvolvimento, como em melhorias de sistemas já existentes.
Ensinar aos alunos que a metodologia pode ser aplicada em diferentes tipos de sistemas.
Ensinar a metodologia que serve como uma ferramenta para o processo decisório em empresas.
Fornecer uma ferramenta adicional (aplicação da metodologia STAMP) que permita uma maior eficiência e segurança de sistemas sócio-técnicos.

Conteúdo Programático

  • Visão Geral de Engenharia de Sistemas
  • Exemplos de aplicação em sistemas aeronáuticos
  • Análises de desempenho e de segurança
  • Modelos de acidentes
  • Considerações sobre os diferentes modelos de acidentes
  • Metodologia STAMP
  • Visão Conceitual de Sistemas de Controle
  • Sistemas de segurança vistos como um sistema de controle dinâmico
  • Pilares da metodologia STAMP (Modelo de processos, sistemas de controle e estrutura hierárquica)
  • Técnica CAST (Causal Analysis based on STAMP) usada para a definição da causa raiz de acidentes já ocorridos
  • Técnica STPA (Systems-Theoretic Process Analysis) usada para a definição de requisitos em sistemas em desenvolvimento
  • Exemplos de aplicação da metodologia STAMP
  • Exercícios feitos em sala de aula, com discussões técnicas

Engenheiros de diversas áreas, no nível operacional;
Gestores e Gerentes no nível administrativo

Conhecimentos básicos sobre Requisitos e Especificações Técnicas.

Carga horária: 20hs

Preço: R$ 2.210,00