O QUE É V&V?

Verificação e validação (V&V) são processos independentes e usados em conjunto para atestar que um produto ou serviço atende aos requisitos explicita ou implicitamente especificados para o mesmo.

De acordo com o PMBOK guide 4th edition, os dois termos se distinguem conforme a seguir:

Validação: Processo capaz de garantir que um produto ou serviço atende às necessidades do cliente ou outras partes interessadas (stakeholders), independentemente de tais necessidades estarem expressas ou não na forma de requisitos. O processo envolve a aceitação e atestado de adequação por parte dos clientes. Em outras palavras, esse processo visa garantir que o que será ou foi feito corresponde àquilo que o cliente final deseja.

Verificação: Processo de avaliação se os requisitos estabelecidos para um produto ou serviço estão sendo atendidos ou não. Esse é um processo interno, não envolvendo o cliente final, e não julgando o mérito se os requisitos estabelecidos realmente refletem as necessidades do cliente. Em outras palavras, esse processo visa garantir se a implementação dos requisitos foi feita corretamente, sem avaliar a capacidade de tais requisitos refletirem as necessidades do cliente final.

Experiência da KONATUS

A Konatus realizada atividades de V&V tanto relacionadas a produtos de software, hardware e sistemas integrados. A participação da Konatus nos processos de Verificação e Validação permite:

– Maior qualidade para o produto final, dado a independência das análises;

– Menores despesas para a contratante, devido à redução do retrabalho e eficiência da equipe Konatus na realização do trabalho de V&V;

– Atendimento a prazos mais apertados, devido à proficiência da equipe da Konatus na execução de processos de V&V, capaz de aliar especialização, experiência com ferramentas de apoio que permitem máxima produtividade do time de V&V.