CORONA MAP

Tecnologia para o Brasil respirar e produzir

 
  • App para o controle do COVID-19
 
  • Uso de tecnologias de sucesso já comprovado em outros países
 
  • Ajuda na prevenção do contágio sem paralisar a economia

Juntos mapearemos o COVID-19 para que você possa se proteger

As atuais soluções governamentais para combater a pandemia de COVID-19 dividem-se entre “não fazer nada” (provocando inúmeras perdas de vidas) ou manter a população inteira em quarentena forçada (e causar prejuízos econômicos irreparáveis). Nenhuma dela parece ser a adequada.

Pensando em conciliar esses aspectos da melhor maneira possível, a Konatus (por meio do CEO Guilherme Rocha) uniu-se a profissionais independentes de diversas áreas para iniciar o desenvolvimento do Corona Map, um app que monitora casos e ajuda na prevenção de contaminação da população.

Trata-se de uma solução já testada com sucesso em nações como Singapura e Coreia Sul – ambos contiveram a pandemia em seus territórios – que usa informação e inteligência para diminuir o contágio sem paralisar a economia do país, evitando assim duas crises ao mesmo tempo.

O Corona Map recentemente aliou-se ao projeto Corona Track (coronatrack.com.br), fortalecendo o ecossistema de iniciativas brasileiras voltadas ao combate inteligente da pandemia de COVID-19.

O Líder da Iniciativa

Guilherme Rocha é engenheiro formado pelo ITA com doutorado na área de prognóstico de sistemas e gestão de riscos. É empreendedor e professor do ITA, onde desenvolve pesquisas nas áreas de logística e segurança.


FUNCIONALIDADES

O Corona Map classificará os usuários em perfis de risco de acordo com informações personalizadas como histórico de sintomas, histórico de proximidade com outros indivíduos, histórico de consumo de fármacos relacionados à doença e resultados de testes do COVID-19.

Os perfis em questão obedecerão ao critério de cor abaixo:

  • Perfil Verde: indivíduos tidos como sadios e fora dos grupos de risco. Poderão exercer normalmente atividades produtivas e acessar serviços não essenciais.
  • Perfil Amarelo: indivíduos com suspeita leve ou moderada de contaminação. Poderão acessar apenas os serviços essenciais (farmácia, mercado, padaria etc.), devendo praticar o distanciamento social.
  • Perfil Vermelho: indivíduos infectados ou com forte suspeita de contaminação. Serão monitorados e deverão ser isolados do convívio social.
  • Perfil Azul: indivíduos imunizados.

O perfil cada usuário terá status dinâmico, sendo resultado da constante coleta, atualização e integração pelo sistema de dados como estado de saúde, hábitos de consumo e locais frequentados.


TECNOLOGIAS

O projeto tem como objetivo adaptar soluções de rastreamento de contato de pessoas usando tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy) para aumentar a precisão de cálculo dos riscos de uma pessoa estar contaminada com o vírus que causa a COVID-19.

As atividades do projeto serão realizadas em duas frentes principais:


1. Adaptação e integração de funcionalidade “Contact Tracing” (Rastreamento de Contato) para aplicativos de apoio a diagnóstico de COVID-19

A funcionalidade contact tracing ocorre pela configuração do uso do bluetooth presente em dispositivos móveis para emissão contínua de mensagens de baixa energia, com identificação do emissor e captura de mensagens do mesmo tipo emitida por outros dispositivos próximos.

Deste modo, sempre que dois dispositivos estão suficientemente próximos eles trocam mensagens, permitindo que o contato entre os seus usuários seja rastreado.

Essa solução é muito mais precisa que a identificação de contato por GPS e evita a identificação de contatos falsos. Ex: pessoas em andares diferentes do mesmo prédio ou pessoas numa mesma localidade mas separadas por barreiras físicas (paredes, veículos etc.).

Organizações governamentais e grupos de pesquisadores e desenvolvedores disponibilizaram código fonte de soluções de contact tracing utilizando BLE para uso no combate ao COVID-19. De posse desses códigos estão sendo feitas adaptações para uso em aplicativos de diagnóstico de COVID-19, como a solução Corona Track.

O sistema preservará o sigilo das informações de cada usuário em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), onde mesmo nas trocas de mensagens a identidade dos usuários jamais será revelada. Para garantir que isso ocorra é necessário a criação de chaves privadas que seriam trocadas no momento do contato, mas que por estarem criptografadas não revelarão a identidade do usuário.


2. Atualização dinâmica do perfil de risco do usuário

O mapeamento dos contatos identificados pelo “Contact Tracing” deverão ser usados para atualizar os cálculos de risco de contaminação das pessoas que possuem o aplicativo.

Uma pessoa que teve contato com alguém diagnosticado com COVID-19 deverá ter seu risco de contaminação aumentado e isso deve se refletir em todos os contatos posteriores que ela teve. Como a informação de confirmação de diagnóstico pode vir após a ocorrência do contato, o cálculo de perfil de risco de levar em conta a data/horário do contato e a data/horário de aparecimento de sintomas ou realização de testes.

O projeto Corona Map é uma iniciativa de empresas e profissionais independentes coodenados pela Konatus Soluções Inteligentes